Secções
Entrar

Macron reconhece que "nada está ganho"

26 de abril de 2017 às 07:35

O candidato centrista desvalorizou os comentários sobre uma vitória garantida na segunda volta

O candidato centrista Emmanuel Macron admitiu esta terça-feira que "nada está ganho" quanto à segunda volta das eleições presidenciais em França, que disputará com a dirigente de extrema-direita Marine Le Pen, a 7 de Maio.

"Nada está ganho. É preciso lutar!", disse Macron, contrariando a ideia transmitida por alguns comentadores que o candidato centrista parecia estar certo quanto à vitória na segunda volta.

Muito agressiva no terreno, a candidata da Frente Nacional está apostada na delicada operação de seduzir os eleitores que votaram na primeira volta no conservador François Fillon e os da esquerda radical, que votaram em Jean-Luc Mélenchon.

O presidente socialista François Hollande lançou um alerta, apontando que a percentagem atingida pela Frente Nacional na primeira volta - de 21,30% - não deve ser subestimada.

"Penso que se deve ser extremamente sério e pensar que nada está ganho porque um voto merece-se, conquista-se, justifica-se", declarou o Chefe de Estado francês, apelando a que o voto na extrema-direita seja o mais baixo possível na segunda volta.

François Hollande anunciou que votaria no seu antigo ministro da Economia, Emmanuel Macron, contra o risco da vitória de Le Pen, que pretende uma ruptura com a União Europeia.

"É errado pensar que não é nada que a extrema-direita esteja em segundo lugar na segunda volta de uma eleição presidencial", comentou o presidente da França, recordando que a Frente Nacional passou à segunda volta, pela segunda vez na sua história, com uma votação "histórica", e um recorde de votos de 7,7 milhões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela