Secções
Entrar

Macron deixa Valls de fora da lista para as legislativas

11 de maio de 2017 às 22:26

Antigo primeiro-ministro vai concorrer como independente e acredita que pode vir a fazer parte da solução presidencial

O movimento político de Emmanuel Macron apresentou esta quinta-feira 428 candidatos da "maioria de mudança" às legislativas de Junho, lista que não inclui o ex-primeiro-ministro socialista Manuel Valls, que não cumpre os critérios.

"Nunca um movimento político francês com 13 meses de existência teve a audácia de ter 52% dos seus candidatos civis, sem currículo profissional na política", declarou o secretário-geral do movimento A República Em Marcha [La Republique En Marche], Richard Ferrand, em conferência de imprensa. "A promessa de renovação está assim cumprida", acrescentou.

Manuel Valls, que centrou as atenções nos últimos dias por abandonar o Partido Socialista para se juntar a Macron, não é candidato pelo A República em Marcha, por não cumprir os critérios definidos pelo movimento, mas foi encontrada uma solução de compromisso.

Valls "já fez três mandatos parlamentares" sucessivos, pelo que não pode candidatar-se segundo uma regra do movimento, "conhecida desde 19 de Janeiro", definida para assegurar a renovação política.

Mas, porque o La Republique En Marche considera "que não se fecha a porta na cara a um ex-primeiro-ministro", não vai apresentar um candidato contra ele na sua circunscrição de Essone, disse Ferrand.

"Estou determinado a envergar as cores do progresso, aqui [...], e de qualquer forma estarei envolvido na maioria presidencial", disse Valls à televisão BFM-TV, explicando que vai candidatar-se para, mesmo sem integrar as listas de Macron, apoiar a política do novo presidente.

Os 428 candidatos apresentados hoje foram escolhidos entre "19.000 processos" de candidatura recebidos pelo movimento. Mais de metade (52%) são da sociedade civil, "no sentido de que nunca exerceram um mandado por eleição", explicou Ferrand.

A lista obedece também a uma "paridade real", com 214 candidatas mulheres e 214 candidatos homens.

A maioria (93%) trabalha, 2% estão à procura de emprego, 4% são reformados e 1% estudantes. A média de idades é 46 anos, a candidata mais nova tem 24 anos e a mais velha 72, precisou.

O movimento conta apresentar o resto das candidaturas mais tarde - há 577 circunscrições -, pois, segundo Ferrand, "é preciso dar espaço à recomposição em curso da paisagem política francesa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela