Secções
Entrar

Lusodescendente volta a ser ferido em manifestação dos "coletes amarelo" em Paris

28 de dezembro de 2019 às 18:20

Jerome Rodrigues, que já tinha perdido um olho numa outra manifestação dos "coletes amarelos", foi vítima de golpes de um escudo de proteção da polícia e de gás lacrimogéneo.

O lusodescendente Jerome Rodrigues, que perdeu um olho numa manifestação dos coletes amarelos em França, voltou a ser ferido hoje num protesto organizado este sábado pelo movimento e os trabalhadores dos caminhos-de-ferro que continuam em greve.

Numa manifestação que reuniu alguns milhares de pessoas em Paris, o lusodescendente voltou a ser ferido, novamente junto ao olho que perdeu em janeiro deste ano durante outro protesto, tendo depois reintegrado o cortejo.

Segundo Jerome Rodrigues partilhou nas redes sociais, foi vítima de golpes de um escudo de proteção da polícia junto à Gare du Nord, onde começou a manifestação deste sábado, e levou com muito gás lacrimogéneo em seguida. O lusodescendente foi assistido no local e voltou a integrar o cortejo mais à frente.

Les attaques de la police passe toujours par deux grenades plus élevé et aujourd’hui bouclier plus gazage ils...

Publicado por Jérôme Rodrigues Officiel em Sábado, 28 de dezembro de 2019

As autoridades francesas negam qualquer agressão física, mas confirmam que foram utilizadas granadas de gás lacrimogéneo, segundo noticiaram meios de comunicação franceses. A agência Lusa tentou contactar Jerome Rodrigues sem sucesso.

A manifestação deste sábado foi a última de 2019 e num feito raro juntou o movimento dos coletes amarelos e os sindicatos que representam os trabalhadores ferroviários e dos transportes públicos, que estão em greve há 24 dias seguidos.

Durante a manifestação, aconteceram vários momentos de tensão com a polícia, com os sindicatos a continuarem a reivindicar o fim da reforma das pensões anunciada pelo Governo. Este foi mais um dia na capital francesa com metro, autocarros e elétricos reduzidos e uma circulação de comboios urbanos e de longo curso muito limitada.

Esta greve já ultrapassou os 22 dias de greve consecutivos de 1995 e pode bater mesmo o recorde da duração de uma greve em França, que aconteceu em 1986-1987 com 28 dias de greve ininterrupta.

A próxima grande manifestação está marcada para dia 09 de janeiro, com mais um protesto intersindical.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela