Secções
Entrar

Londres forçada a retirar espiões de vários países

14 de junho de 2015 às 13:00

A Grã-Bretanha foi obrigada a retirar alguns agentes de vários países depois de Pequim e Moscovo terem acedido a um milhão de documentos divulgados por Edward Snowden

A Grã-Bretanha foi obrigada a retirar espiões de alguns países depois de a China e a Rússia terem acedido a documentos ultra-secretos divulgados pelo antigo consultor da Agência Nacional de Segurança, Edward Snowden, informa hoje oThe Sunday Times.


Altos dirigentes do governo e dos serviços secretos disseram ao jornal que agentes tinham sido retirados de países hostis depois de a Rússia ter conseguido decifrar mais de um milhão de dossiês.

"A Rússia e a China tinham essas informações. Isso significa que os agentes tiveram de ser retirados e que o facto de os nossos modos de operação terem sido divulgados fez parar a nossa recolha de informações essenciais", disse aoThe Sunday Timesuma fonte em Downing Street, do gabinete do primeiro-ministro, David Cameron.

Outras fontes governamentais citadas pelo jornal afirmaram que a China tinha conseguido aceder aos documentos que revelam as técnicas dos serviços secretos da Grã-Bretanha e Estados Unidos, suscitando receios de que os seus espiões possam ter sido identificados.


Edward Snowden, ex-consultor da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA na sigla inglesa), continua exilado na Rússia, após ter revelado a amplitude dos programas de vigilância electrónica norte-americanos em 2013.

Snowden afirmou que nenhum serviço secreto poderia descodificar os documentos que ele tinha na sua posse.

Mas uma fonte dos serviços secretos declarou aoThe Sunday Times: "Sabemos que a Rússia e a China acederam aos materiais de Snowden e que eles os vão estudar durante anos, em busca de pistas para identificar alvos potenciais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela