Secções
Entrar

Líder histórico e assessor de Erdogan demite-se após defender libertação de críticos

24 de novembro de 2020 às 16:35

Arinç defendeu a libertação do político curdo Selahattin Demirtas e do empresário e filantropo Osman Kavala, detidos respetivamente desde novembro de 2016 e novembro de 2017.

O ex-primeiro-ministro e ex-presidente do parlamento turco, Bülent Arinç, demitiu-se hoje de assessor do Presidente Recep Tayyip Erdogan, que acompanhava há décadas, após ter defendido uma reforma judicial e a libertação de políticos e intelectuais críticos do Governo.

Numa recente entrevista, Arinç defendeu a libertação do político curdo Selahattin Demirtas e do empresário e filantropo Osman Kavala, detidos respetivamente desde novembro de 2016 e novembro de 2017.

Arinç considerou que "nem uma criança poderia ter escrito" a acusação contra Kavala e recomendou a leitura de um livro escrito por Demitras na prisão "para mudar de ideias a respeito dos curdos e o trauma dos curdos".

Pouco depois, Erdgan criticou, sem mencionar Arinç, os que fazem "causa comum" com Kavala e a com a esquerda curda.

No seu anúncio de renúncia, divulgado na rede social Twitter, Arinç evitou qualquer crítica ao Presidente, e afirmou que as suas declarações foram opiniões pessoais e não como assessor de Erdogan.

Arinç, 72 anos, deputado desde 1996, foi um dos três políticos mais influentes que acompanharam Erdogan na fundação em 2001 do islamita Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder desde finais de 2002), apesar de não constar da ata fundacional, e o único dirigente histórico que se mantinha junto do Presidente.

Em 2019, Ali Babacan, co-fundador do AKP e ex-ministro da Economia e dos Negócios Estrangeiros, anunciou uma nova formação política, à semelhança do ex-primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, que abandonou o AKP devido a divergências com Erdogan.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela