Secções
Entrar

Kiev acusa Rússia de responder à proposta de paz de Trump com terrorismo

Lusa 25 de novembro de 2025 às 08:39

Ataque russo durante a noite matou seis pessoas e feriu mais de 10 na capital, Kiev, depois de terem sido atingidos vários prédios residenciais e infraestruturas energéticas da Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia acusou esta terça-feira o Presidente da Rússia de responder aos esforços de paz dos EUA com terrorismo, após um grande ataque russo durante a noite que matou pelo menos seis pessoas em Kiev.
Ataques em Moscovo e Kiev provocam vítimas mortais e feridos AP
“Putin deu a sua resposta terrorista às propostas de paz dos Estados Unidos e do Presidente [norte-americano, Donald] Trump. Com uma chuva de mísseis e drones contra a Ucrânia”, declarou o ministro ucraniano Andriy Sibiga em um comunicado. O ministro observou que o ataque russo durante a noite matou seis pessoas e feriu mais de 10 na capital, Kiev, depois de terem sido atingidos vários prédios residenciais e infraestruturas energéticas da Ucrânia. Sibiga explicou que os russos usaram no ataque drones e mísseis balísticos, de cruzeiro e hipersónicos, que tiveram como alvo as regiões de Odessa, Kharkiv, Chernihiv e Kiev. O ministro ucraniano insistiu na necessidade de a Europa, os Estados Unidos e todos os aliados da Ucrânia agirem em conjunto e pressionarem a Rússia a depor as armas. Tambén na noite passada, drones ucranianos mataram três pessoas e outras oito ficaram feridas na região russa de Rostov, no maior ataque de Kiev contra o território inimigo nas últimas semanas. Estes ataques mútuos coincidem com os contactos indiretos entre os dois lados, mediados pelos Estados Unidos, a propósito de um plano de paz apresentado na semana passada pela Casa Branca. A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela