Secções
Entrar

Jeff Bezos lança pela primeira vez um foguetão com rumo a Marte

Luana Augusto 13 de novembro de 2025 às 22:47

Blue Origin já havia tentado este lançamento em janeiro, mas fracassou. Agora, com este sucesso, a empresa de Jeff Bezos demonstra ter capacidade para competir com a SpaceX de Elon Musk.

A Blue Origin, de Jeff Bezos, lançou esta quinta-feira (13) o New Glenn - o seu foguetão mais poderoso com uma altura equivalente a 32 andares- rumo a Marte.
New Glenn AP Photo/John Raoux
A decolagem ocorreu a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, depois do lançamento ter sido adiado por diversas vezes devido ao tempo. O voo era não tripulado. A bordo do New Glenn seguiam apenas duas sondas da missão Escapade, que deverão chegar a Marte dentro de 22 meses e que nesse planeta serão responsáveis por analisar a atmosfera e a sua evolução ao longo do tempo. Foram projetados para orbitarem Marte durante 11 meses. A empresa de Jeff Bezos já havia tentado este lançamento, em janeiro, mas devido a uma falha no motor a manobra falhou. Agora, com este sucesso, a Blue Origin demonstra, assim, que tem capacidade técnica para competir com a SpaceX, de Elon Musk. A missão foi financiada pela NASA. Segundo a agência de notícias Reuters, que cita dados do governo americano, a agência espacial americana pagou 18 milhões de dólares (€15 milhões) à Blue Origin. "Esta missão representa o que a Nasa faz de melhor: parcerias e a capacidade de ser um pouco mais ousada, realizando projetos científicos a um custo que antes não era possível alcançar", disse o CEO da Blue Origin, Dave Limp. "O objetivo é alcançar a um ritmo muito mais rápido à medida que aprendemos com cada um desses voos."
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela