Secções
Entrar

Itália identifica rede neonazi que planeava atentado contra NATO

Lusa 07 de junho de 2021 às 19:29

Um total de 12 militantes neonazis foram identificados e deverão apresentar-se diariamente às autoridades como medida de coação, enquanto avança a investigação sobre as suas atividades.

Itália identificou hoje uma rede neonazi e está a investigar 12 dos seus membros que faziam propaganda antissemita na internet e planeavam atentar contra instalações da NATO com explosivos construídos em colaboração com grupos semelhantes ativos em Portugal.

Emanuele Cremaschi/Getty Images

A operação, levada a cabo pelo comando especial dos Carabineiros (polícia militarizada italiana), resultou no bloqueio de vários grupos no Facebook e na rede social russa VKontakte e de um outro na aplicação WhatsApp, nos quais eram difundidos mensagens, vídeos e imagens racistas, antissemitas e negacionistas, segundo um comunicado dos agentes.

Um total de 12 militantes neonazis de entre 26 e 62 anos foram identificados e deverão apresentar-se diariamente às autoridades como medida de coação, enquanto avança a investigação sobre as suas atividades.

Entre eles, está Francesca Rizzi, eleita "Miss Hitler" num concurso russo, que tem tatuada nas costas uma grande suástica com uma águia e foi recentemente acusada de insultar a senadora Liliana Segre, sobrevivente de Auschwitz.

Nas redes sociais, estes grupos chamavam-se "Ordem Ario Romano" e Judenfreie Liga (Liga Livre de Judeus) e era através deles que os militantes organizavam as suas ações.

Registaram-se casos de instigação à agressão de judeus e imigrantes e também "atividades de planeamento, ainda em fase embrionária", para causar danos numas instalações da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte) com engenhos explosivos artesanais.

Segundo os Carabineiros, esses engenhos tinham sido feitos "com instruções retiradas da internet, em colaboração com alguns militantes de grupos estrangeiros semelhantes, ativos em Portugal.

A investigação contra estes suspeitos, iniciada em 2019, é dirigida pelo Ministério Público de Roma, após buscas efetuadas em todo o país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela