Secções
Entrar

Israel adia demolição de aldeia palestiniana

21 de outubro de 2018 às 14:51

Netanyahu avisa que destruição de Khan al-Ahmar vai mesmo avançar, apesar da decisão.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, adiou o projecto de demolição da aldeia palestiniana de Khan al-Ahmar, para dar uma oportunidade para as negociações com os moradores, mas adianta que a demolição vai avançar.

A aldeia de Khan al-Ahmar, situada a leste de Jerusalém, perto de colonatos israelitas, é sobretudo constituída por habitações e estruturas frágeis, como é geralmente o caso das aldeias beduínas da região. Na aldeia vivem cerca de 200 pessoas.

"O objectivo é dar uma hipótese às negociações e propostas que recebemos de diferentes partes, incluindo nos últimos dias", informou o gabinete de Netanyahu, em comunicado hoje emitido.

Poucas horas depois deste comunicado, Netanyahu indicou, contudo, que a aldeia acabará por ser demolida: "É a nossa política e será implementada (…) Não pretendo adiá-la indefinidamente, mas por um período curto e limitado".

As declarações de Netanyahu, citadas pelas agências internacionais de notícias, foram proferidas antes de uma reunião em Jerusalém com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) já alertou que se Israel prosseguir com a decisão de destruir a aldeia palestiniana, tal acto poderia constituir um crime de guerra.

Israel afirma que a aldeia foi ilegalmente construída e oferece como contrapartida à demolição o realojamento dos habitantes noutra área, a alguns quilómetros.

Os palestinianos e outros críticos de Israel afirmam que a demolição visa expandir a ocupação israelita.

Governos europeus, as Nações Unidas e organizações não-governamentais pressionaram contra a demolição da aldeia beduína, considerando que tal permitirá alargar os colonatos e cortar em dois o território da Cisjordânia, tornando mais difícil a criação eventual de um Estado palestiniano.

Israel impõe restrições severas à construção por parte dos palestinianos e as demolições de habitações não são raras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela