Secções
Entrar

Interpol lança apelo para capturar oito homicidas de mulheres

25 de novembro de 2019 às 12:24

Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, organização lançou ordens para deter quatro acusados de terem assassinado as suas mulheres ou ex-companheiras, três de terem matado outras mulheres e um de agressões sexuais.

A organização internacional de cooperação policial Interpol lançou hoje um apelo mundial para tentar capturar oito fugitivos procurados por crimes contra mulheres, a propósito do dia internacional de luta contra esse tipo de violência que hoje se assinala.

Este apelo público, que é muito raro por parte daquela organização, sediada em Lyon (França), tem como alvo oito pessoas já sujeitas a "avisos vermelhos", ou seja, ordens de detenção para extradição emitidos pela Interpol por pedido dos seus países-membros.

Entre esses homens procurados na Rússia, Dinamarca, Noruega, Ucrânia, Brasil, Chipre e Estados Unidos, quatro são acusados de terem assassinado as suas mulheres ou ex-companheiras, três de terem matado outras mulheres e um de agressões sexuais.

Na lista dos procurados conta-se Nuran Musaev, de 37 anos, procurado na Rússia pelo "homicídio agravado" de duas mulheres, e Panayiotis Netzati, de 44 anos, acusado no Chipre pelo sequestro, violação e homicídio de uma mulher.

A Unidade de Apoio à Procura de Fugitivos da Interpol, que coordena a investigação, será responsável por processar as informações recebidas do público em geral e encaminhá-las para as unidades da Interpol nos países em questão.

"A violência contra mulheres e meninas é uma das violações mais comuns e persistentes dos direitos humanos", disse hoje o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, a propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que hoje se assinala.

Segundo a ONU, 87.000 mulheres foram mortas em todo o mundo durante o ano 2017, mais da metade das quais pelos seus cônjuges, parceiros ou familiares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela