Secções
Entrar

Homem que adoeceu em base remota da Antártica resgatado numa "missão assustadora"

Lusa 05 de setembro de 2023 às 08:15

Autoridades recusaram-se a divulgaram o nome ou a condição médica do homem de nacionalidade australiana para proteger a sua privacidade.

Um homem, de nacionalidade australiana, adoeceu numa base remota na Antártica enquanto se encontrava a trabalhar na estação de investigação de Casey. Por necessitar de avaliação médica externa e cuidados especializados, as autoridades tiveram de iniciar uma "difícil missão de resgate".

Redes Sociais / @antarctica.gov.au

Segundo as autoridades australianas, o homem começou a padecer de uma condição médica em desenvolvimento, mas já estará a bordo de navio quebra-gelo a caminho do seu país.

Em comunicado, a Divisão Antártica Australiana esclarece que o quebra-gelo RSV Nuyina deixou o país na semana passada e viajou mais de três mil quilómetros para sul, rompendo o gelo marinho, para chegar a um local situado a 144 quilómetros da estação de Casey.

Dois helicópteros partiram depois do convés do quebra-gelo no domingo e chegaram à base depois de um voo de quase uma hora para resgatar o homem.

O diretor-geral interino de operações e logística da divisão, Robb Clifton, disse que "a primeira fase (...) foi realizada de forma segura e bem-sucedida e o navio está a agora na viagem de retorno a Hobart", capital da ilha da Tasmânia, a sul da Austrália.

Até chegar à Tasmânia, o homem irá receber tratamento nas instalações médicas do navio quebra-gelo, dado por médicos especializados em medicina polar e por funcionários do principal hospital de Hobart.

As autoridades recusaram-se a divulgaram o nome ou a condição médica do homem para proteger a sua privacidade.

Durante o verão, no hemisfério sul, mais de 150 pessoas trabalham na estação de pesquisa Casey. Mas durante o inverno, permanecem menos de 20 funcionários para realizar trabalhos de manutenção.

A Divisão Antártica Australiana disse que todas as outras pessoas que trabalham nas bases australianas na Antártica estão seguras e bem de saúde.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela