Secções
Entrar

Granada não detonada removida do peito de soldado ucraniano

Débora Calheiros Lourenço 12 de janeiro de 2023 às 12:15

O soldado já foi enviado para a reabilitação e encontra-se a recuperar em "estado estável", segundo o assessor de comunicação das forças médicas militares da Ucrânia. Terá cerca de 28 anos.

Uma granada não detonada foi retirada do peito de um soldado ucraniano com sucesso em Kiev, Ucrânia. Segundo as autoridades ucranianas, os cirurgiões conseguiram remover a granada que se mantinha por baixo do coração de um soldado ferido.

Facebook Hanna Maliar

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, partilhou na sua página de Facebook um imagens de um raio-x onde é possível ver a munição alocada no peito do soldado: "Médicos militares realizaram uma operação para retirar uma granada VOG, que não deflagrou, do corpo do soldado", descreveu. 

Este tipo de granada tem um calibre de 40 mm e é disparada a partir de lança-granadas colocados em armas de assalto. 

Anton Gerashchenko, conselheiro da Administração Interna da Ucrânia, referiu que foi uma equipa de bombeiros que conseguiu neutralizar a munição e refere que este é um procedimento que "irá estar nos livros de medicina".

O conselheiro explicou ainda que "a parte não detonada da granada foi retirada de debaixo do coração" e que apesar da granada nunca ter chegado a explodir, "permaneceu explosiva".

A operação teve de ser realizada sem eletrocoagulação, um método comum para controlar a perda excessiva de sangue durante as cirurgias, uma vez que "a granada poderia detonar a qualquer momento".

O soldado já foi enviado para a reabilitação e está a recuperar em "estado estável". Segundo o assessor de comunicação das forças médicas militares da Ucrânia, tem cerca de 28 anos.

Facebook Hanna Maliar
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela