Secções
Entrar

Governo Trump queixa-se do Facebook por "discriminação" na contratação laboral

03 de dezembro de 2020 às 23:01

O Departamento da Justiça apresentou queixa sobre o Facebook por "discriminação" na contratação, acusando a empresa de reservar mais de 2.600 postos de trabalho para estrangeiros, em detrimento de cidadãos dos EUA.

O Departamento da Justiça americano anunciou hoje ter apresentado uma queixa contra o Facebook, por "discriminação" na contratação, acusando a empresa de reservar mais de 2.600 postos de trabalho para estrangeiros, em detrimento de cidadãos dos EUA.

A empresa Facebook "criou intencionalmente um sistema de contratação que impede os (norte-)americanos qualificados de terem uma hipótese de conhecerem e apresentarem-se" a esses postos, segundo um comunicado do Departamento.

Segundo a queixa, a Facebook não divulgou estes postos no seu sítio na internet e recusou as candidaturas apresentadas em linha, para as reservar a pessoas que já trabalhavam para si com um visto temporário e desejosos de obterem a designada carta verde.

Para obter esta carta verde, que garante um estatuto de residente permanente nos EUA, é preciso ter um emprego permanente e o empregador provar que não tinha candidato cidadão dos EUA qualificado para o cargo.

Na queixa, a Facebok é acusada de, para contornar esta obrigação, criar um sistema de recrutamento discriminatório "rotineiro e generalizado".

Entre 01 de janeiro de 2018 e 18 de setembro de 2019, mais de 2650 postos foram divulgados desta forma. Em mais de 80% dos caos, não houve qualquer candidato dos EUA.

"A nossa mensagem para os empregadores, nomeadamente no setor tecnológico, é clara: 'vocês não podem preferir o recrutamento ilegal dos assalariados estrangeiros com vistos temporários ao dos (norte-)americanos'", comentou Eric Dreiband, com o dossier dos direitos cívicos no Departamento, citado no comunicado.

O governo de Donald Trump, que fez da luta contra a imigração uma das suas prioridades, procurou por várias vezes restringir os vistos H1-B muito utilizados no setor das altas tecnologias, mas confrontou-se com várias derrotas nos tribunais.

RN//RBF

Lusa/fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela