Secções
Entrar

França vai proibir cigarros eletrónicos descartáveis

Diogo Barreto 03 de setembro de 2023 às 13:03

A primeira-ministra francesa anunciou esta decisão com o objetivo de desincentivar o consumo de tabaco por parte da população mais jovem.

Os cigarros de vapor descartáveis (os "vapes") vão passar a ser proibidos em França por preocupações com a saúde dos mais jovens. A medida foi anunciada pela primeira-ministra como parte de um plano para desincentivar o consumo de tabaco.

REUTERS/Arriana Mclymore

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, considerou que a proibição destes cigarros de vapor é um passo importante para proteger os mais jovens, naquela que considerou ser "uma questão importante de saúde pública". O governo francês considera que com esta proibição ajudarão os jovens a não criarem hábitos que potenciem o consumo de tabaco. A decisão foi anunciada pela primeira-ministra francesa este domingo, na estação de rádio RTL.

Borne adiantou ainda que o governo está a desenvolver um plano para combater o consumo de tabaco. A primeira-ministra francesa acrescentou que este tipo de dispositivos cria nos jovens hábitos que podem levar à adição com o tabaco mais tarde na vida.

Apesar desta proibição, Borne comprometeu-se a não aumentar os impostos sobre o tabaco no próximo ano, tendo já sido registado um aumento nas taxas este ano.

Segundo o governo francês, todos os anos são registadas 75 mil mortes relacionadas com o tabaco, em França. Em 2021, o Presidente francês, Emmanuel Macron, definiu um plano ambicioso para reduzir o consumo de tabaco e álcool na sociedade francesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela