Secções
Entrar

França pondera acionar mecanismo para repor sanções contra o Irão

27 de novembro de 2019 às 22:17

Desde maio, Teerão cometeu uma série de violações do acordo internacional assinado em 2015, para garantir a natureza pacífica do seu programa nuclear.

A França ameaçou esta quarta-feira acionar um mecanismo incluído no acordo nuclear com o Irão em 2015, que pode levar a que as sanções das Nações Unidas sejam repostas após uma série de violações por parte de Teerão.

"Dada a sucessão de ações efetuadas pelas autoridades iranianas, que estão gradualmente a romper com o conteúdo do acordo, esta é uma questão que se coloca", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, perante uma comissão da Assembleia Nacional francesa.

Desde maio, Teerão cometeu uma série de violações do acordo internacional assinado em 2015, para garantir a natureza pacífica do seu programa nuclear, em resposta à retirada dos Estados Unidos do convénio em 2018 e à reposição das sanções norte-americanas que estão a afetar a economia iraniana.

O acordo nuclear inclui um mecanismo de resolução de litígios com muitas etapas. Após um procedimento que pode durar vários meses, este pode conduzir a uma votação no Conselho de Segurança das Nações Unidas para decidir se o Irão ainda pode beneficiar do alívio das sanções decidido no acordo.

Jean-Yves Le Drian mostrou-se pessimista sobre o resultado dos esforços da França para tentar salvar o acordo. "Os esforços que temos tentado, que o Presidente da República tem tentado em várias ocasiões, não têm sido bem-sucedidos", lamentou, lembrando os franceses detidos no Irão e vários ataques que têm ocorrido.

Paris tem pedido a libertação de dois investigadores franceses, o antropólogo Fariba Adelkhah e o seu colega Roland Marchal, especialista em África, que se encontram detidos no Irão desde junho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela