Secções
Entrar

Fim da covid-19 em 2021? É "prematuro" e "irrealista"

SÁBADO 02 de março de 2021 às 07:24

Diretor executivo da OMS acredita no fim das mortes e dos internamentos até ao final do ano, mas doença ainda estará em circulação.

O diretor executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse na segunda-feira que é "prematuro" e "irrealista" acreditar que a pandemia vai acabar até ao final do ano. Ainda assim, o especialista acredita que as vacinas podem ter um papel na redução drástica das mortes e internamentos por covid-19, até ao fim de 2021.

Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

O também diretor de emergências da OMS sublinhou que a preocupação neste momento deve ser a de manter a transmissão tão baixa quanto possível. "Se formos inteligentes, podemos acabar com as hospitalizações e mortes e a tragédia associada a esta pandemia" até ao final do ano, referiu em conferência de imprensa.

"Se as vacinas começarem a ter um impacto, não apenas nas mortes e hospitalizações, mas também nas dinâmicas de transmissão e no risco de transmissão, então acredito que vamos ganhar terreno para um controlo efetivo da pandemia", acrescentou o responsável da OMS.

Apesar do tom otimista, Michael Ryan apela para que não se baixe a guarda. Isto num momento, em que admite, "o vírus está bastante controlado".

Vacinação: o atraso dos países em desenvolvimento
Por outro lado, o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, critica o facto de estarem já a ser vacinados jovens adultos saudáveis em países desenvolvidos, quando ainda faltam vacinar profissionais de saúde da primeira-linha de ação em países em desenvolvimento.

A vacinação da OMS nos países em desenvolvimento começou esta semana no Gana e na Costa do Marfim, com a vacina Covax. Ou seja, três meses depois do arranque da vacinação nos países mais ricos.

"Os países não estão a competir uns com os outros", disse. "Esta é uma luta comum contra um vírus. Não estamos a pedir às pessoas que ponham as suas populações em risco, estamos a pedir que sejam parte do esforço global para acabar com o vírus em todo o mundo."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela