Secções
Entrar

Ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson renuncia ao cargo de deputado

Lusa 09 de junho de 2023 às 21:00

Renúncia desencadeará uma eleição especial para substituir Johnson como deputado para um lugar no subúrbio de Londres.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou esta sexta-feira que vai deixar o cargo de deputado, depois de ter sido informado de que seria sancionado por ter enganado o Parlamento.

Henry Nicholls/REUTERS

Johnson renunciou ao cargo depois de receber os resultados de um inquérito parlamentar sobre declarações enganosas que fez ao Parlamento, quando afirmou repetidamente que todas as restrições sanitárias foram respeitadas em Downing Street durante a pandemia, noticiou a agência Associated Press.

Em comunicado, o ex-primeiro-ministro britânico frisou que a comissão de inquérito "deixou claro" numa carta que se preparava para o expulsar do cargo que ocupa como deputado conservador na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento).

Johnson, que foi forçado a demitir-se no verão depois de uma série de escândalos, nomeadamente sobre festas em Downing Street que violaram as regras anti-covid-19, tinha permanecido como deputado.

"É muito triste deixar o Parlamento - pelo menos por agora - mas acima de tudo estou chocado e horrorizado por ter sido expulso, de forma antidemocrática, por uma comissão presidida e liderada pela [trabalhista] Harriet Harman, com um viés tão flagrante", sublinhou.

Esperava-se que o comité publicasse o seu relatório nas próximas semanas, e Johnson poderia enfrentar uma suspensão da Câmara dos Comuns caso fosse descoberto que mentiu deliberadamente.

Na longa declaração de renúncia, Johnson acusou a comissão de inquérito de procurar considerá-lo culpado "desde o início" e "independentemente dos factos".

Boris Johnson, cuja carreira foi uma montanha-russa de escândalos e reviravoltas, levou os conservadores a uma vitória esmagadora em 2019, mas foi forçado a sair pelo seu próprio partido menos de três anos depois.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela