Secções
Entrar

EUA testaram míssil balístico intercontinental

29 de outubro de 2020 às 19:10

Míssil chamado de Minuteman III foi lançado a partir da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e viajou cerca de 6.760 quilómetros sobre o Pacífico antes de cair no mar, perto das ilhas Marshall.

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington.

O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com uma ogiva e foi lançado a partir da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, tendo viajado cerca de 6.760 quilómetros sobre o Pacífico antes de cair no mar, perto de atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall, informou o Pentágono, num comunicado.

O teste, o terceiro desde o início deste ano, estava marcado para quarta-feira, mas foi adiado devido às condições climatéricas nas ilhas Marshall e o Pentágono esclareceu ainda que ele estava planeado há meses e não representou "uma resposta ou reação aos acontecimentos do mundo ou às tensões na região".

O Pentágono diz que este lançamento "demonstra o compromisso da Força Aérea dos Estados Unidos com a força nuclear do país e garante que a força de dissuasão dos Estados Unidos é segura, protegida e eficaz, para dissuadir os nossos adversários, ao mesmo tempo que tranquiliza os nossos aliados e parceiros".

"Devemos continuar a investir nesta viável força de dissuasão e nos aviadores que realizam esta missão - a parte mais reativa da nossa tríade nuclear", explicou Charles Brown, comandante da Força Aérea dos EUA, referindo-se às três componentes - marítima, aérea e terrestre - do arsenal nuclear norte-americano.

O Minuteman III, em serviço há 50 anos, é o único míssil terra-ar do arsenal nuclear dos Estados Unidos desde 2005, estando instalado em silos de lançamento em três bases militares dos Estados Unidos: Wyoming, Dakota do Norte e Montana.

Os mísseis Trident, lançados do mar, estão instalados a bordo de submarinos dos EUA e as bombas nucleares são transportadas por bombardeiros estratégicos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela