Secções
Entrar

EUA oferecem ajuda à Rússia para despoluição de um rio no Ártico

06 de junho de 2020 às 21:12

A 29 de maio, um reservatório de diesel de uma central térmica ruiu perto da cidade de Norilsk, provocando uma fuga de 15 mil toneladas de hidrocarbonetos nos cursos de água.

Os Estados Unidos ofereceram hoje ajuda à Rússia para combater a despoluição de um rio no Ártico após a fuga de combustível que ocorreu em 29 de maio.

"Apesar das divergências, os Estados Unidos estão prontos a ajudar a Rússia para parar esta catástrofe ambiental e a fornecerem a sua experiência nesta área", disse o secretário de Estado Mike Pompeu.

Em 29 de maio, um reservatório de diesel de uma central térmica, que pertence ao gigante do setor mineiro Norilsk Nickel, ruiu perto da cidade de Norilsk, provocando uma fuga de 15 mil toneladas de hidrocarbonetos nos cursos de água e 6 mil toneladas nos terrenos circundantes.

Esta é a pior catástrofe ecológica nesta região e é visível do espaço.

As equipas de resgate estão a trabalhar para tentar limitar os danos, num contexto complicado devido às dificuldades de acesso, motivado pela pouca profundidade do rio, que impede as operações de barco, e pelos terrenos pantanosos que se registam durante a primavera.

Na sexta-feira, uma semana após a ocorrência, as autoridades russas garantem ter parado a progressão dos hidrocarbonetos, em particular no rio Ambarnaïa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela