Secções
Entrar

"Está em jogo a democracia", diz Dilma

21 de abril de 2016 às 08:29

A presidente do Brasil garantiu que irá lutar "em todas as trincheiras" e irá "onde for necessário" com o objectivo de "derrotar esse golpe" de que considera estar a ser alvo

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, prometeu esta quarta-feira que vai lutar "em todas as trincheiras" para evitar a sua destituição, após o início do processo de impeachment no Senado. Numa conferência de imprensa com bloggers de esquerda, Rousseff reiterou que o processo sobre a sua destituição é um "golpe" de Estado e uma "eleição indirecta transvestida", segundo excertos da entrevista divulgados pelo Palácio do Planalto.

A Presidente disse que quem a quer substituir "e conspirou para isso" – numa alusão ao vice-presidente Michel Temer – carece de legitimidade, já que "a única forma de se legitimar em democracia é através do voto popular".

Rousseff reiterou que neste processo "está em jogo a democracia" e, por isso, garantiu que lutará "em todas as trincheiras" e irá "onde for necessário" com o objectivo de "derrotar esse golpe".

A Presidente brasileira viaja esta quinta-feira para Nova Iorque, onde, na sexta-feira, deverá denunciar junto da ONU que é alvo de um "golpe" de Estado. A viagem de Rousseff a Nova Iorque tem como propósito a assinatura do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, em cujas negociações o Brasil participou activamente, mas a ocasião servirá para a Presidente expor a crise em que o país se encontra.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela