Secções
Entrar

Especial EUA: Hillary aumenta vantagem para Trump

16 de outubro de 2016 às 18:57

Segundo uma sondagem conjunta do Wall Street Journal e da cadeia televisiva NBC, Hillary Clinton tem atualmente 11 pontos de vantagem

A candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, consolidou a sua vantagem sobre o rival do Partido Republicano, Donald Trump, graças ao apoio das mulheres, segundo sondagens publicadas hoje, nos Estados Unidos.

As sondagens mostram que os resultados de Trump reflectem os comentários desabonatórios que fez em 2005, sobre as mulheres, divulgados na semana passada, e as acusações de assédio sexual.

Segundo uma sondagem conjunta do Wall Street Journal e da cadeia televisiva NBC, Hillary Clinton tem actualmente 11 pontos de vantagem (48% face a 37%) entre os votantes prováveis, uma clara subida face aos seis pontos de distância que existiam em Setembro, noticiou a agência espanhola Efe.

Segundo o diário nova-iorquino, o crescimento de Clinton deve-se às mulheres e aos eleitores indecisos ou que planeavam votar num terceiro partido.

A sondagem foi realizada entre os dias 10 e 13 de Outubro, depois do segundo debate entre os candidatos presidenciais, todavia antes de conhecidas acusações de várias mulheres, feitas na semana passada, de assédio sexual, por parte de Donald Trump, nas últimas décadas.

Entre os inquiridos, 67% acredita que Hillary Clinton será melhor como Presidente quando tratar de assuntos relacionados com as mulheres, enquanto apenas 17% escolhe Trump.

Segundo a sondagem publicada pela cadeia televisiva CBS, Clinton tem uma vantagem de seis pontos nos Estados disputados entre Democratas e Republicanos, sobretudo graças ao apoio das mulheres.

A vantagem de Clinton entre o eleitorado feminino, nesses Estados, é agora de 15 pontos, face aos cinco do mês passado, revelando que Donald Trump perdeu apoio entre o eleitorado feminino republicano.

Cerca de 70% dos inquiridos pela sondagem, considera que Donald Trump não respeita as mulheres.

Segundo a média das sondagens elaboradas pelo 'site' Real Clear Politics, a vantagem de Clinton em termos nacionais situa-se em 5,5 pontos.


Saiba tudo sobre as eleições norte-americanas no site da SÁBADO exclusivamente dedicado ao tema e na edição especial, em parceria com a FLAD, A América Divida, já nas bancas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela