Secções
Entrar

Empresa Kellogg cessa operações e deixa venezuelanos sem cereais

15 de maio de 2018 às 21:47

"A partir de agora nenhum produto Kellogg poderá ser comercializado no país", explica a empresa.

A empresa Kellogg cessou esta terça-feira, de maneira "imediata", as suas operações na Venezuela, suspendendo a produção e distribuição de produtos da marca, entre eles os flocos de cereais.

"Informamos que Alimentos Kellogg (Kellogg Venezuela) viu-se forçada a cessar as suas operações no país com efeitos a partir de hoje", explica a empresa num comunicado divulgado pela Internet.

O documento explica que "a degradação da situação económica e social no país obriga a companhia a parar as suas operações e a sair" da Venezuela, ficando suspendida a distribuição dos produtos da marca.

"A partir de agora nenhum produto Kellogg poderá ser comercializado no país, sem autorização expressa da empresa", explica.

A suspensão das operações apanhou de surpresa os mais de 400 empregados da companhia, que permaneceram hoje, durante horas, às portas da fábrica, na cidade venezuelana de Maracay, 100 quilómetros a oeste de Caracas.

Entretanto a filial da empresa norte-americana Kellogg notificou os trabalhadores que foi-lhes depositado "o pagamento completo dos salários, benefícios e prestações sociais, em virtude da terminação laboral (?) em conformidade com a lei".

Nos últimos anos empresas internacionais como a Clorox, Kimberly Clark e a General Motors, deixaram o país, devido à crise político-económico e a alegadas pressões governamentais.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas dos empresários sobre dificuldades para obter localmente e importar matéria prima.

No país vigora, desde 2003, um férreo sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção local de moeda estrangeira e obriga os empresários a acudir às autoridades a fim de obter as autorizações para aceder a dólares para as importações.

Algumas empresas queixam-se de dificuldades para repatriar o capital produzido pelas vendas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela