Secções
Entrar

Embaixadas e consulados moçambicanos vão passar a emitir passaportes e BI

19 de março de 2018 às 11:07

O processo deixa de depender de brigadas enviadas pelo Serviço Nacional de Migração (Senami).

As embaixadas e consulados moçambicanos vão poder emitir passaportes e bilhetes de identidade, deixando o processo de depender de brigadas enviadas pelo Serviço Nacional de Migração (Senami), anunciou o director nacional de Identificação Civil, Domingos Jofane.

1 de 3
Foto: Lorenzo Garassino / EyeEm/Getty
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Em declarações ao diário moçambicano Notícias, aquele responsável afirmou que as representações diplomáticas passarão a contar com funcionários do Senami para a viabilização da iniciativa. "Com este processo, iremos aliviar os nossos concidadãos", que nalguns casos se vêem obrigados a regressar ao país para tratar de documentação, "com todos os custos que isso acarreta", disse Jofane, que não especificou a data do início da operação.

A medida, prosseguiu, também vai reduzir os custos de envio de brigadas do Senami ao estrangeiro para o atendimento aos pedidos de concessão de passaporte e Bilhete de Identidade. "Vamos consolidar o processo nas missões dos países com uma forte presença de moçambicanos. Decorre nalgumas embaixadas o processo de preparação dos técnicos da Direcção de Identificação Civil e do Senami, que passarão a levar a cabo este trabalho", afirmou Domingos Jofane.

Portugal, África do Sul, Etiópia e Alemanha serão os primeiros países a contarem com um serviço fixo de emissão de passaportes moçambicanos, por contarem com uma diáspora moçambicana considerável.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela