Secções
Entrar

Eleições espanholas: Generalitat apela a Portugal para que intervenha em prol do diálogo

11 de novembro de 2019 às 15:33

Alfred Bosch, membro do governo da Região Autónoma da Catalunha, considera que o Governo português deveria pressionar o futuro governo de Espanha a dialogar com as forças independentistas catalãs.

O Governo de Portugal deveria pressionar o futuro governo deEspanhaa dialogar com as forças independentistas catalãs, disse à Lusa o conselheiro para as Ações Exteriores da Generalitat. "Peço aos portugueses e ao Governo português concretamente que falem com Pedro Sánchez, que falem com o governo que se vai formar em Espanha, se conseguirem formar o executivo, para ver se o conseguem convencer a caminhar no sentido de diálogo", disse à Lusa, Alfred Bosch, membro do governo daRegião Autónoma da Catalunha.

"Não seria compreensível que o Governo português não fizesse caso e não estive a atento a observar e tentar ajudar no que está a acontecer do outro lado da fronteira", frisou acrescentando que o que "acontece além das fronteiras de Portugal, no país vizinho, é muito transcendente".

Bosch referia-se ao que considera "erros" do líder do PSOE sobre a "questão catalã", mas também pela subida da extrema-direita que aumentou o número de votos. "A linha da força vai ter de mudar ou isto vai acabar muito mal, não para a Catalunha, mas sim para o reino de Espanha e para a Europa porque isto vai influir no contexto europeu", afirmou quando questionado sobre o aumento do número de deputados do Vox.

Em concreto sobre a Catalunha, a Generalitat defende que o Estado Espanhol deve sentar-se e falar. "É a única forma de avançar e essa porta está aberta e sempre estará aberta porque é a única possível. Não é a melhor e não é a nossa, é a única possível no século XXI", afirmou o responsável pelas Ações Externas da Generalitat.

Nas eleições de domingo, dos 48 lugares que a Catalunha elege, o partido Esquerda Republicano da Catalunha (ERC) alcançou 13 deputados, o Juntos por Catalunha (JxCat) conseguiu oito deputados e a Candidatura de Unidade Popular (CUP) concorreu pela primeira vez à Assembleia Nacional obtendo elegendo dois.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela