Secções
Entrar

Donald Trump e Papa Francisco candidatos ao Nobel da Paz

01 de março de 2016 às 17:15

Candidato republicano às presidenciais dos EUA e líder da Igreja Católica são dois dos 376 candidatos ao galardão. Presidente da Colômbia e Edward Snowden também estão na lista

O Nobel da Paz vai registar em 2016 um número recorde de 376 candidatos e que supera o anterior registo de 278 aspirantes ao prestigioso galardão verificado em 2014, informou o Comité Nobel norueguês, esta terça-feira. Do total de candidaturas para a edição deste ano, 228 são indivíduos e 148 organizações. 

 

De acordo com o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador dos centenários prémios, podem ser nomeados ao galardão da Paz catedráticos de faculdades de Direito, História e Ciências Políticas, deputados, antigos laureados e membros de tribunais internacionais, entre outros.  O Comité Nobel limita-se a divulgar o número total de concorrentes, sem qualquer influência na sua designação.

 

Entre os aspirantes para 2016 incluem-se o candidato à nomeação presidencial pelo partido Republicano dos EUA Donald Trump, o papa Francisco, o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Timoleón Jiménez, o ex-analista informático da CIA Edward Snowden, e os habitantes e voluntários que ajudam os refugiados nas ilhas gregas.

 

Em 2015 o prémio foi atribuído ao Quarteto para o diálogo nacional na Tunísia, pelo seu envolvimento na construção de uma "democracia plural" neste país do Magrebe e que esteve na origem da designada 'Primavera árabe'.

 

O Nobel da Paz, que será anunciado em Outubro à semelhança dos restantes galardões, é o único a ser entregue em Oslo e não em Estocolmo, por desejo expresso de Alfred Nobel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela