Secções
Entrar

Dicionário mais antigo nos EUA modifica definição de "racismo"

10 de junho de 2020 às 10:42

Na versão atual, o dicionário Merriam-Webster define "racismo" como "um sistema político ou social baseado no racismo". Jovem negra sugeriu que fosse incluído o facto de "um grupo de pessoas ser sistematicamente oprimido".

O dicionário Merriam-Webster, o mais antigo nos Estados Unidos, vai modificar a definição da palavra "racismo", por sugestão de uma jovem negra, que defendeu que a versão atual não reflete o seu impacto sobre a população.

Kennedy Mitchum, recentemente licenciada pela Drake University, no estado do Iowa, tinha contactado a instituição, que publica os seus dicionários desde 1847, para propor uma atualização.

"Disse-lhes que tinham de incluir o facto de um grupo de pessoas ser sistematicamente oprimido. Não é só 'não gosto de alguém'", explicou ao canal local de televisão KMOV (CBS), numa declaração citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O responsável editorial da Merriam-Webster, Peter Sokolowski, confirmou à AFP que a definição vai ser alterada, por causa da proposta de Mitchum, sublinhando no entanto que a segunda das três definições da palavra "racismo", na versão atual do dicionário, já incluía o conceito. "Vamos torná-lo ainda mais claro na nossa próxima versão", disse o responsável da editora.

Na versão atual, a segunda entrada define "racismo" como "uma doutrina ou programa político baseados no racismo e destinados a aplicar os seus princípios" ou "um sistema político ou social baseado no racismo".

"Este é o tipo de atualização contínua que mantém o dicionário atualizado", defendeu Peter Sokolowski, "apoiado por critérios rigorosos e de investigação, para poder descrever a linguagem tal como ela é realmente utilizada".

Um dos editores do dicionário disse à jovem que as definições das outras palavras "relacionadas com o racismo ou com conotações raciais" também seriam atualizadas, sem especificar quais.

"Pedimos desculpa pelos danos causados por não termos agido mais cedo", escreveu o editor, de acordo com uma mensagem publicada pela Drake University e reformulada por Kennedy Mitchum.

O site Merriam-Webster na Internet, disponível gratuitamente, teve quase 50 milhões de visitantes únicos em maio, de acordo com o site SimilarWeb.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela