Secções
Entrar

Covid-19: Espanha com recorde de 52.188 casos num fim de semana

26 de outubro de 2020 às 18:43

O país tem ainda mais 279 mortos devido à doença notificados nos últimos três dias, aumentando o total de óbitos para 35.031.

Espanha registou desde sexta-feira 52.188 casos de covid-19, o número mais elevado alcançado durante um fim de semana, o que faz subir o número total de infetados para 1.098.320, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 279 mortos devido à doença notificados nos últimos três dias, aumentando o total de óbitos para 35.031.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções pelo novo coronavírus, tendo adicionado mais 3.884 casos aos números de sexta-feira, elevando o total para 296.638.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.584 pessoas, das quais 327 na Catalunha, 273 na Andaluzia e 188 em Madrid.

Estão hospitalizados em todo o país 16.008 pessoas infetados com o novo coronavírus, das quais 2.183 estão em unidades de cuidados intensivos.

O nível de incidência acumulada em Espanha é de 410 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Navarra (1.102), Aragão (820), La Rioja (684), Castela e Leão (643), Catalunha (585) e Madrid (409).

O Governo espanhol decretou no domingo o estado de emergência sanitária em todo o país durante quinze dias, para tentar contrariar a progressão da pandemia.

A medida estabelece o recolher obrigatório, menos nas Canárias, das 23:00 às 06:00, podendo cada uma das comunidades autónomas adiantar ou atrasar a medida em uma hora.

O estado de emergência também outorga a cada uma das regiões espanholas os instrumentos jurídicos necessários para decidir medidas como o confinamento de zonas do seu território, municípios ou mesmo toda a comunidade autónoma.

Na Comunidade de Madrid, por exemplo, o executivo regional proíbe qualquer deslocação desnecessária entre as 0.00 e as 06:00, horário em que a população teve ficar confinada ao seu agregado familiar.

Ao contrário da Catalunha, que encerrou totalmente a restauração, em Madrid este setor pode agora estar abertos até à meia-noite, uma hora mais do que anteriormente.

Na comunidade autónoma da capital de Espanha há ainda 32 "zonas sanitárias básicas", com uma taxa de incidência acumulada superior a 500 positivos, onde a população apenas pode sair para ir trabalhar, à escola ou tratar de assuntos essenciais.

O Governo socialista de Pedro Sánchez vai tentar nos próximos dias que o parlamento aprove o alargamento do estado de emergência para seis meses, até 09 de maio do próximo ano, para que a medida não tenha que ser discutida e aprovada de duas em duas semanas pelo parlamento.

Sánchez está convencido que já tem os apoios necessários, mas hoje, pelo menos o Partido Popular (direita) e o Cidadãos (direita liberal) já manifestaram que apenas irão apoiar a medida se o período de tempo sem que o Governo preste contas ao parlamento for mais reduzido (oito semanas no caso do PP).

A Comunidade de Aragão (nordeste de Espanha) anunciou hoje que irá instaurar a partir desta meia-noite um confinamento a toda a região, de modo que não será possível sair ou entrar exceto por razões justificadas.

Esta medida será aplicada a partir da meia-noite até 09 de novembro, e as três capitais de província continuarão, por sua vez, a estar confinadas em relação ao resto do território aragonês, bem como terão de cumprir o recolher obrigatório estabelecida pelo Governo central, das 23.00 às 06.00.

Mesmo ao lado, a comunidade autónoma da Catalunha revelou que estava a estudar a possibilidade de confinar a população às suas casas no fim de semana.

"Este é um cenário que está em cima da mesa, uma vez que é durante os fins-de-semana que há mais interação social", disse hoje a porta-voz do governo regional, Meritxell Budo, na rádio pública catalã.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.343 em Portugal.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (44.896 mortos, mais de 873 mil casos), seguindo-se Itália (37.479 mortos, mais de 542 mil casos), França (34.761 mortos, mais de um 1,1 milhões de casos) e Espanha (35.031 mortos, mais de 1,098 milhões de casos).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela