Secções
Entrar

Covid-19: Cidade brasileira decreta 21 dias de jejum e oração contra pandemia

19 de maio de 2020 às 09:25

O prefeito Iranil Soares esclareceu que a prática "não é obrigatória" e que jejuns e orações devem ser realizados "em casa, para evitar aglomerações".

A cidade brasileira de Ladário, no estado de Mato Grosso do Sul, iniciou na segunda-feira um período de 21 dias de jejum e oração decretado pela prefeitura para pedir intercessão divina no combate à pandemia da covid-19.

O decreto, que foi emitido na sexta-feira e entrou em vigor na segunda-feira, foi promulgado sob o argumento de a cidade ser maioritariamente "cristã".

Contudo, o prefeito Iranil Soares esclareceu que a prática "não é obrigatória" e que jejuns e orações devem ser realizados "em casa, para evitar aglomerações".

"Decidimos estimular a fé das pessoas, para que elas possam ter esperança, para que o momento de pânico não invada as suas mentes e corações", disse o prefeito de Ladário a jornalistas.

De acordo com o decreto, "a humanidade, em alguns momentos, recorreu a Deus para orientá-la na forma de viver e superar momentos difíceis e turbulentos, resultantes da disseminação de doenças", apelando a que no último dia desse período seja feita uma cadeia de oração, durante uma hora.

Até ao momento, a cidade com pouco mais de 23.000 habitantes contabilizou cinco casos de infeção pela covid-19, sem registo de mortes.

Em Ladário, o uso de máscara é obrigatório e as igrejas, na sua maioria evangélicas, permanecem abertas, mas só podem celebrar cultos e atos religiosos com 30% da sua capacidade.

O Brasil registou 674 mortos e 13.140 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 16.792 óbitos e 254.220 casos diagnosticados desde a chegada da pandemia ao país, informou na segunda-feira o Ministério da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 316.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela