Secções
Entrar

Covid-19: Alemanha regista 633 novos casos e critica "descuido"

28 de julho de 2020 às 12:15

"O aumento dos números deve-se ao nosso descuido. Isso aplica-se, não só às pessoas, mas também às empresas", avisou presidente do Instituto Robert Koch.

Os novos casos na Alemanha voltaram a subir, com 633 registados nas últimas 24 horas, um motivo de "grande preocupação", sublinhou hoje Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch (RKI).

Registaram-se mais quatro vítimas mortais, em relação ao dia anterior, para um total de 9.122.

Desde o início da pandemia, o RKI contabilizou 206.242 mil casos de covid-19 na Alemanha, 190.800 já foram considerados curados.

"A evolução da pandemia preocupamo-nos muito", realçou Wieler em conferência de imprensa, assumindo que há que "respeitar as regras".

Apesar da maioria dos contágios se produzir na Alemanha, a entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças definiu algumas regras para turistas, depois de o ministro da Saúde, Jens Spahn, ter definido na segunda-feira a obrigatoriedade da realização de testes a todos os que cheguem de países de risco.

"O aumento dos números deve-se ao nosso descuido. Isso aplica-se, não só às pessoas, mas também às empresas", referiu o presidente do RKI, apontando o progressivo relaxamento do uso de máscaras de proteção ou da distância de segurança.

"Não sabemos se este é o início de uma segunda vaga, mas pode ser. No entanto, continuo convicto de que podemos fazer frente a esta situação se respeitarmos as regras em vigor e que não devem ser questionadas", realçou Lothar Wieler.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 650 mil mortos e infetou mais de 16,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.719 pessoas das 50.299 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela