Secções
Entrar

Covid-19: Alemanha atinge 8.800 vítimas mortais e estreia nova aplicação de rastreabilidade

16 de junho de 2020 às 12:41

Depois de várias discussões a propósito da proteção de dados, uma nova aplicação para telemóvel começa a funcionar no país.

A Alemanha regista 186.839 casos de covid-19 e 8.800 vítimas mortais e lança hoje uma nova aplicação de telemóvel, de uso voluntário, para prevenir novos contágios.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), há mais 378 novos casos registados e nove óbitos nas últimas 24 horas.

Estima-se um total aproximado de 173.100 pessoas consideradas curadas, um aumento de 500 em relação ao dia anterior.

Depois de várias discussões a propósito da proteção de dados, uma nova aplicação para telemóvel começa hoje a funcionar na Alemanha.

O presidente do RKI, Lothar Wieler, assume que esta nova ferramenta funciona para evitar um número crescente de novas infeções no país, sublinhando que os bons resultados da Alemanha no combate à doença se justificam em parte pela bem-sucedida rastreabilidade.

Já o ministro da Saúde, Jens Spahn, avisa que a nova aplicação não é uma solução total na luta contra o vírus, garantindo, ainda assim, que "pode ajudar as pessoas mais rapidamente".

O governo alemão insiste na sua instalação e uso voluntário, acrescentando que esta nova tecnologia apenas fornece recomendações aos utilizadores.

A nova "Corona-App" funciona através de Bluetooth, gastando menos energia. Deteta outros smartphones próximos, alertando os usuários que estejam em contacto próximo com alguém que tenha testado positivo.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 434 mil mortos e infetou quase oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.520 pessoas das 37.036 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela