Secções
Entrar

Coronavírus é o maior desafio da China desde 1949, diz Xi Jinping

23 de fevereiro de 2020 às 14:24

As autoridades chinesas colocaram sob quarentena há exatamente um mês a cidade de Wuhan, onde surgiram os primeiros casos.

O Presidente da China, Xi Jinping, admitiu hoje que o surto do novo coronavírus na China é a mais grave emergência de saúde desde a fundação do regime comunista, em 1949.

O surto de pneumonia viral pelo Covid-19, que já afetou pelo menos 77.000 pessoas na China, 2.400 das quais morreram, "é uma crise" e "uma enorme prova" para as autoridades chinesas, afirmou, em declarações transmitidas pela televisão estatal.

O Presidente chinês reconheceu por outro lado "lacunas" na resposta ao coronavírus.

A China já tinha sido, em 2002-2003, o ponto de partida da epidemia de SARS (síndrome respiratória aguda grave), que matou cerca de 650 pessoas no país.

Em comparação, o Covid-19 tem-se revelado "muito difícil de prevenir e de controlar", disse o Presidente chinês numa reunião com os principais dirigentes do país.

As autoridades chinesas colocaram sob quarentena há exatamente um mês a cidade de Wuhan, onde surgiram os primeiros casos.

O surto, que se espalhou a três dezenas de territórios e afeta nesta altura cerca de 78.000 pessoas, tem efeitos negativos na economia chinesa.

Xi Jinping admitiu que haverá "inevitavelmente um forte impacto na economia e na sociedade", mas assegurou que os efeitos serão de "curto prazo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela