Secções
Entrar

Constitucional romeno anula resultados da primeira volta das presidenciais

Gabriela Ângelo 06 de dezembro de 2024 às 14:53

A credibilidade dos resultados foi colocada em causa após ameaças de influência russa, cujo vencedor tinha sido um candidato improvável de extrema-direita. Processo volta agora ao início.

O Tribunal Constitucional da Roménia anulou os resultados da primeira volta das eleições presidenciais. A decisão foi comunicada esta sexta-feira foi tomada depois de o atual presidente romeno, Klaus Iohannis, ter divulgado informação que alegava a presença de "ataques russos híbridos agressivos" durante o período eleitoral.

REUTERS

Agora, o processo eleitoral, cuja segunda volta estava marcada para o próximo domingo, terá agora de voltar ao início. Ao que tudo indica os resultados foram mesmo influenciados por uma campanha da Rússia de promoção do candidato de extrema-direita que acabou por sair vencedor. 

O tribunal decidiu "anular todo o processo eleitoral para a eleição do presidente da Roménia (...) para garantir a correção e a legalidade do processo eleitoral", indica a decisão desta sexta-feira.

O alegado esforço russo para influenciar o resultado incluiu milhares de contas bots nas redes sociais que promoviam o candidato independente, Calin Georgescu, em plataformas como o TikTok e o Telegram. Georgescu conta com cerca de 530 mil seguidores e seis milhões de gostos no TikTok e foi através desta plataforma que ganhou a sua popularidade.

O candidato de extrema-direita emergiu como o favorito na primeira volta das eleições, a 24 de novembro, apesar de não ter aparecido nos media tradicionais durante a campanha e não ter participado nos grandes debates. É um cético ávido da União Europeia e da NATO, tendo afirmado que pretendia acabar com a ajuda romena à Ucrânia, demonstrando, em várias ocasiões, ser um simpatizante de Putin.

A segunda volta das eleições estava agendada para dia 8 de dezembro, onde Georgescu iria enfrentar Elena Lasconi, do partido centrista União para Salvar a Roménia (USR). A votação no estrangeiro já estava a decorrer, mas agora o processo vai ter de voltar ao início e ter novas datas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela