Secções
Entrar

Comissão lança consulta pública sobre plano de habitação acessível na UE

Lusa 12 de maio de 2025 às 13:10

Ao longo de 2025, a Comissão Europeia tem como intenção organizar um diálogo sobre habitação a preços acessíveis, a fim de resolver um problema que afeta milhões de europeus.

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública para uma primeira recolha de opiniões sobre o Plano Europeu para a Habitação Acessível, para combater a crise no setor, foi esta segunda-feira divulgado.

A consulta pública ambiciona recolher opiniões dos cidadãos da União Europeia (UE), das empresas, das autoridades públicas, da sociedade civil e de outras partes interessadas sobre a habitação, a fim de contribuir para o desenvolvimento do plano europeu para a habitação a preços acessíveis e para combater a crise da habitação, segundo um comunicado do executivo comunitário.

Este primeiro convite para apresentação de contribuições decorre até 04 de junho e será seguido por uma segunda consulta pública mais pormenorizada de junho a outubro.

Ao longo de 2025, a Comissão Europeia tem como intenção organizar um diálogo sobre habitação a preços acessíveis, a fim de resolver um problema que afeta milhões de europeus.

O aumento dos preços das casas e das rendas, o aumento dos custos dos serviços públicos e das renovações estão a pressionar um número crescente de famílias, especialmente nas grandes cidades, nos destinos turísticos e noutras zonas com grande procura de habitação.

Segundo dados de Bruxelas, os preços das casas, ajustados pela inflação, aumentaram mais de 20% desde 2015 e os das rendas nas principais cidades da UE subiram uma média de 48% por um apartamento com um quarto, entre 2014 e 2023.

A crise na habitação levou a líder do executivo comunitário a criar uma pasta que inclui os setores da Energia e da Habitação.

Melhorar a acessibilidade da habitação é uma prioridade política da Comissão Europeia, que passou a ter pel aprimeira vez um comissário para a Habitação, o dinamarquês Dan Jorgensen.

Também o Parlamento Europeu constituiu, na atual legislatura, uma comissão especial sobre a crise da habitação, de que fazem parte os eurodeputados Isilda Gomes (PS) e Sebastião Bugalho (PSD).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela