Secções
Entrar

OMS: Microcefalia é "emergência sanitária internacional"

01 de fevereiro de 2016 às 20:40

O Comité de emergência da Organização Mundial de Saúde decidiu que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem uma emergência sanitária de alcance internacional, mas não o vírus Zika

O Comité de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu hoje que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem uma emergência sanitária de alcance internacional, mas não o vírus Zika, por não ter sido comprovada relação entre ambos.

A medida foi anunciada em conferência de imprensa pela directora-geral da instituição, Margaret Chan, ao referir que "os casos de microcefalia e outras desordens neurológicas por si mesmos, pela sua gravidade e pela carga que implicam para as famílias constituem por si só uma ameaça [para o resto da população mundial] e por isso aceitei a recomendação do Comité". A mesma responsável sugeriu ainda "medidas preventivas".


"Por si só, o Zika não é uma emergência internacional", sublinhou por seu turno o director de emergência da OMS, Bruce Aylwar.

"O que é uma ameaça e por isso uma emergência internacional são os dois grupos de casos de microcefalia actualmente no Brasil e os que ocorreram na Polinésia francesa em 2013 e 2014", disse por sua vez David Heymann, presidente do Comité de emergências.


"Não pudemos estabelecer uma relação directa entre o vírus Zika e os casos de microcefalia e desordens neurológicas. É isso que devemos investigar. Mas os casos de malformações são tão graves que decidimos declará-los uma emergência", acrescentou Heymann.

"O facto de se estar a expandir é outros dos argumentos para declarar a emergência", sublinhou ainda.

Apesar da declaração de emergência, a OMS recusou a recomendação de restrições de viagens, incluindo a mulheres grávidas.

"Não fazemos nenhuma recomendação de restrição de viagens nem de comércio, nem sequer para as grávidas", enfatizou Aylward.

A OMS confirmou que até à data foram detectados casos do vírus em 25 países e territórios das Américas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela