Secções
Entrar

Casa Branca diz que resolução para processo de destituição de Trump é “um golpe”

29 de outubro de 2019 às 22:49

A resolução de oito páginas solicita audiências abertas e exige que o comité de informações apresente um relatório em que constem as suas conclusões e recomendações. Administração diz que "o texto permitirá uma nova ronda de audiências sem respeitar os direitos de defesa do presidente".

A Casa Branca considerou, esta terça-feira, que a resolução apresentada pelos democratas, que autoriza a próxima fase do inquérito para a destituição do presidente norte-americano, Donald Trump, é "um golpe" que não respeita dos direitos de defesa.

"O texto permitirá uma nova ronda de audiências sem respeitar os direitos de defesa do Presidente", refere a Casa Branca em comunicado.

No documento é referindo que os direitos da Casa Branca continuam "indefinidos, obscuros e incertos".

A resolução de oito páginas divulgada hoje solicita audiências abertas e exige que o comité de informações apresente um relatório em que constem as suas conclusões e recomendações.

Prevê-se que a Câmara dos Representantes vote a resolução na quinta-feira, já que os Democratas pretendem rejeitar as queixas de Donald Trump e dos seus aliados Republicanos de que o processo de destituição é ilegítimo e injusto.

Num telefonema realizado em meados de julho, Trump terá pedido e incentivado o homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, a avançar com uma investigação a Hunter Biden, filho do ex-vice-Presidente dos Estados Unidos, durante os dois mandatos de Barack Obama, e candidato às eleições primárias do Partido Democrata Joe Biden.

A divulgação desta informação, através de um denunciante, e as suspeitas então levantadas em redor do líder norte-americano levaram a presidente da Câmara dos Representantes, a Democrata Nancy Pelosi, a anunciar, em 24 de setembro, que a câmara ia dar início a um inquérito parlamentar com vista a um processo de destituição de Trump.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela