Secções
Entrar

Capitão do Lifeline libertado sob fiança, navio confiscado

02 de julho de 2018 às 13:43

O capitão do navio da ONG alemã, que chegou a Malta a 27 de Julho, foi libertado, sob fiança, depois de ser acusado pelas autoridades locais de irregularidades no registo marítimo.

O capitão do navio da ONG alemã Lifeline, Claus-Peter Reisch, que chegou a Malta a 27 de Julho, foi esta segunda-feira libertado, sob fiança, depois de ser acusado pelas autoridades locais de irregularidades no registo marítimo.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Durante a audiência de hoje no tribunal de La Valetta foi confirmada a acusação e imposta uma fiança de 10.000 euros, disse à Efe o advogado italiano Daniel Amato, que faz parte da equipa legal da ONG.

Com o pagamento da fiança, o capitão ficou em liberdade, mas não pode deixar a ilha e deve dormir no navio, até à próxima audiência, marcada para 5 de Julho.

O Lifeline, resgatou das águas 234 migrante e foi autorizado a atracar em Malta após seis dias em alto mar, depois de ser negada autorização por parte de Itália, após um acordo com oito países europeus, aos quais se juntou depois a Noruega, para recolocar os migrantes.

A acusação insiste que o navio, de pavilhão holandês, não consta do registo marítimo da Holanda, o que foi confirmado pelas autoridades holandesas.

Os advogados apresentaram documento segundo os quais o navio está registado como embarcação de recreio, ao que a acusação respondeu que não está, por isso, autorizado a dedicar-se a operações de resgate.

Por agora, o único delito de que está acusado o capitão, de 57 anos, é a irregularidade de registo, mas as autoridades admitem que se venham a juntar mais acusações.

Pediram também ao magistrado que ordenasse a confiscação do navio de salvamento, tendo sido decidido que o Lifeline ficará retido até ao esclarecimento da situação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela