Secções
Entrar

Brexit: Um em cada cinco britânicos está a armazenar alimentos e medicamentos

12 de agosto de 2019 às 19:53

As famílias britânicas gastaram 4.280 milhões de euros em provisões e cerca de 800 mil pessoas investiram individualmente mais de mil euros em reservas de emergência,

Um em cada cinco britânicos está a armazenar alimentos, bebidas e medicamentos por recear a falta destes bens no caso doReino Unido sair da União Europeia(UE) sem acordo, a 31 de outubro, segundo um estudo divulgado esta segunda-feira.

As famílias britânicas gastaram 4.000 milhões de libras (4.280 milhões de euros) em provisões e cerca de 800 mil pessoas investiram individualmente mais de mil libras (1.070 euros) em reservas de emergência, de acordo com o estudo, elaborado pela empresa financeira Premium Credit.

Entre os que estão a armazenar provisões, 74% acumulam alimentos, 50% medicamentos para uso próprio, 46% bebidas e 43% medicamentos para outros elementos da família.

A indústria alimentar britânica advertiu na semana passada que uma rutura sem acordo com a UE poderia provocar o desabastecimento no país durante "semanas ou meses".

A Federação Britânica de Alimentação e Bebidas (FDF) pediu ao governo que aligeire as regras da concorrência para que as empresas possam cooperar de forma mais estreita e, assim, assegurar a chegada dos alimentos a todo o país.

"Teremos que decidir para onde vão os camiões para manter ativa a cadeia de suprimentos. Nesse cenário, teremos que trabalhar com os nossos concorrentes, pelo que o Governo deveria suspender as leis da concorrência", disse àBBCo responsável de uma empresa britânica.

Um porta-voz do executivo assinalou, por seu lado, que está a colaborar com a indústria alimentar para "apoiar os preparativos para a saída da União Europeia".

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson sublinhou que é a favor de romper os laços com o bloco comunitário no dia 31 de outubro, mesmo sem terem sido acordadas com Bruxelas as condições de saída.

Boris Johnson assegurou que não aceitará um pacto que inclua a polémica cláusula para garantir que não se estabelece uma fronteira entre a República da Irlanda e a região britânica da Irlanda do Norte, uma disposição que a UE tem considerado até agora irrenunciável.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela