Secções
Entrar

Brexit: May não exclui extensão do período de transição

18 de outubro de 2018 às 09:29

A primeira-ministra britânica não excluiu a possibilidade de aceitar uma extensão para ter mais tempo para alcançar um acordo comercial com a União Europeia.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não excluiu esta quinta-feira a possibilidade de aceitar uma extensão do período de transição após o 'Brexit', para ter mais tempo para alcançar um acordo comercial com a União Europeia.

"Uma nova ideia surgiu e essa ideia, neste momento, é a opção de estender o período de transição por mais alguns meses. Mas seria mesmo só mais alguns meses", disse à entrada para o segundo dia do Conselho Europeu, em Bruxelas.

No entanto, de acordo com a primeira-ministra britânica, essa opção só seria activada caso não fosse possível fechar o acordo para a futura relação comercial a 31 de Dezembro de 2020, dia em que termina o período de transição já acordado.

"Estamos a trabalhar para que a relação futura esteja em vigor no final de Dezembro de 2020. Estou confiante que é possível fazer isso, e nessas circunstâncias, não haveria necessidade para qualquer medida deste tipo", sublinhou Theresa May.

Os líderes europeus continuam reunidos hoje em Bruxelas, para uma sessão de trabalhos do Conselho Europeu dedicada sobretudo às questões das migrações e da cibersegurança, seguindo-se uma cimeira do Euro, na qual participará também o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Portugal está representado no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro, António Costa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela