Secções
Entrar

Biden engana-se na cimeira da NATO e chama Putin a Zelensky

Andreia Antunes 12 de julho de 2024 às 12:58

"E agora quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanto de coragem como de determinação, senhoras e senhores, o presidente Putin", disse Joe Biden, referindo-se a Volodymyr Zelensky, antes deste discursar.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, referiu-se na quinta-feira, dia 11, por engano, ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como "presidente Putin" (presidente da Rússia), na cimeira da NATO, em Washington.

REUTERS/Leah Millis

"E agora quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanto de coragem como de determinação, senhoras e senhores, o presidente Putin", disse Joe Biden, referindo-se ao presidente Zelensky, antes deste discursar.

Joe Biden corrigiu-se de imediato, acrescentando: "Presidente Putin? Vai derrotar o presidente Putin. Presidente Zelensky. Estou muito concentrado em derrotar Putin."

Zelensky respondeu aos comentários de Joe Biden afirmando: "Eu sou melhor [do que Putin]." Já Joe Biden respondeu: "És muito melhor", enquanto alguns dos presentes se riam, antes de Zelensky iniciar o seu discurso.

Os presentes na sala não disfarçaram o contrangimento com a gaffe do líder norte-americano. Joe Biden tinha acabado de anunciar a uma iniciativa com aliados destinada a apoiar as necessidades de segurança da Ucrânia.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu Joe Biden tendo afirmando: "Deslizes de língua acontecem, e se estivermos sempre a monitorizar toda a gente, vamos encontrar muitos deles."

Já o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, numa conferência de imprensa, evitou repetidamente responder à questão de saber se Joe Biden estava suficientemente apto para se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Em vez disso, elogiou o papel do democrata na organização e liderança do que ele disse ter sido uma reunião bem-sucedida da NATO.

O atual presidente norte-americano tem estado sob intenso escrutínio nos últimos dias e tem enfrentado dúvidas, incluindo de membros e dadores do seu próprio partido, o Democrata, sobre as suas hipóteses de reeleição, após um fraco desempenho no debate no final de junho contra o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump.

Até agora, Joe Biden tem prometido continuar com a sua candidatura à reeleição e recusou afastar-se como candidato presidencial do seu partido, afirmando que é o melhor posicionado para derrotar Trump nas eleições de novembro.

Após esse episódio, Joe Biden deu uma conferência de imprensa sozinho na cimeira da NATO, na qual foi questionado sobre o seu engano. O mesmo respondeu afirmando que a cimeira da NATO foi um sucesso sobre a sua liderança. "Já viram uma conferência mais bem-sucedida?", respondeu aos jornalistas quando questionado sobre potenciais preocupações entre os funcionários estrangeiros sobre a sua aptidão para a reeleição. 

No entanto, apesar de afirmar que a cimeira foi um sucesso, este não foi o único engano da noite. O presidente norte-americano acabou também por identificar erradamente a vice-presidente Kamala Harris como Donald Trump durante uma conferência de imprensa. "Não teria escolhido a vice-presidente Trump para ser vice-presidente se ela não fosse qualificada para ser presidente. Portanto, vamos começar por aí. Número um. O facto é que eu acho que sou a pessoa mais qualificada para concorrer à presidência. Já o venci uma vez e vou vencê-lo outra vez".

Na cimeira de Washington, os membros da NATO estenderam o apoio à Ucrânia para combater a invasão russa que começou a 24 de fevereiro de 2022. Os Estados Unidos têm sido o parceiro mais importante de Kiev em termos de assistência militar durante a guerra. No início do dia, antes de uma reunião bilateral, Joe Biden disse a Zelensky: "Ficaremos convosco, ponto final."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto