Secções
Entrar

A reação emocionada da vice-primeira-ministra ucraniana à cimeira da UE

Leonor Riso 24 de junho de 2022 às 10:18

Olga Stefanishyna partilhou uma imagem no Facebook após a Ucrânia ter recebido o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia.

Esta quinta-feira, 23 de junho, a Ucrânia recebeu oficialmente o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia (UE). Este passo dá-se cinco meses depois da invasão do país por parte da Rússia.

REUTERS/Yves Herman

Olga Stefanishyna, a vice-primeira-ministra para a Integração Europeia, partilhou a sua reação ao anúncio feito durante a cimeira em Bruxelas noFacebook. A fotografia divulgada mostra Olga Stefanishyna com a cara enterrada em dois lenços de papel, visivelmente emocionada.


"Hoje a Ucrânia tornou-se candidata à adesão à União Europeia! É tão incrível que não há nada a acrescentar! Vou deixar apenas uma fotografia!", escreveu na legenda.

A Ucrânia recebeu este estatuto ao mesmo tempo que a Moldávia. Apesar de a adesão demorar mais de uma década - porque o país terá que respeitar várias condições -, o momento foi descrito como histórico tanto pela Ucrânia como pela União Europeia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela