Secções
Entrar

Trump recebe Shinzo Abe e prepara cimeira com Kim Jong-un

02 de abril de 2018 às 15:00

A Casa Branca anunciou que Trump vai receber o primeiro-ministro japonês para preparar a cimeira com Kim Jong-un.


1 de 6
Foto: SAUL LOEB/AFP/Getty Images
Foto: EPA
Foto: Matt McClain/The Washington Post via Getty Images
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

O Presidente norte-americano recebe nos próximos dias 17 e 18 o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na sua residência privada de Mar-a-Lago, para preparar a cimeira entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un, indicou esta segunda-feira a Casa Branca.

"Os dois responsáveis vão falar da campanha internacional para manter o máximo de pressão sobre a Coreia do Norte, com vista ao encontro previsto entre o Presidente Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un", indicou em comunicado a Casa Branca.

Trump e Abe "vão reafirmar a aliança entre os Estados Unidos e o Japão, que é um pilar da paz, da estabilidade e da prosperidade na região do Índico e Pacífico".

"A questão das relações comerciais mais justas" também será um ponto em cima da mesa, salienta o comunicado. "Vão explorar formas de alargar os laços de comércio e investimento justos e recíprocos entre ambos os países, duas das economias mais ricas e inovadoras do mundo", pode ler-se na nota.

Desde a chegada de Trump à Casa Branca, em Janeiro de 2017, esta será a terceira reunião entre ambos. A Casa Branca tem vindo a mostrar-se "cautelosamente optimista" quanto à realização de uma cimeira entre Trump e Kim Jong-un, que seria a primeira entre os líderes dos dois países, mas não confirma a data adiantada pelo Governo sul-coreano, que afirmou que decorreria antes do final de maio.

Por seu lado, o governo japonês informou que Abe estará nos Estados Unidos de 17 a 20 de Abril, numa viagem que inclui dois dias de reuniões com Trump.

"Espero debater em detalhe a Coreia do Norte e outros assuntos de interesse mútuo entre o Japão e os EUA", disse Abe numa reunião de representantes da coligação que o mantém no poder.

Abe disse que pretende lembrar a Trump sobre a ameaça que representa para o Japão os mísseis norte-coreanos de mais curto alcance, bem como pedir ajuda aos Estados Unidos na questão dos japoneses sequestrados por Pyongyang há várias décadas

O primeiro-ministro japonês também vai falar com Trump sobre as taxas que os EUA vão aplicar às importações de alumínio e aço, neste caso para pedir a Washington que deixe o Japão de fora da sua aplicação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela