Secções
Entrar

Equador: número de mortos do sismo ultrapassa os 400

19 de abril de 2016 às 08:27

Mais de 400 mortos e 2 mil feridos são os dados do último balanço do violento sismo que abalou o Equador. Autoridades já fizeram chegar aos afectados 195 toneladas de doações

O Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador registou, até ao final de segunda-feira, um total de 364 réplicas do sismo de magnitude 7,8 do passado sábado. O instituto indicou que as réplicas atingiram diferentes magnitudes, sendo que as duas mais fortes foram de 5,4 e 5,1.

 

O organismo mantém vigilância permanente à situação sísmica do país, que no passado sábado enfrentou a pior tragédia em 67 anos, segundo o Governo. O sismo aconteceu nas zonas costeiras de Cojimíes e Pedernales, nas províncias de Manabí e Esmeraldas, e causou pelo menos 413 mortos e 2.068 feridos, segundos dados do Governo.

 

As autoridades decretaram estado de emergência nas províncias de Esmeraldas, Manabí, Guayas, Santo Domingo de los Tsáchilas, Los Ríos e Santa Elena, bem como estado de excepção em todo o território nacional.

 

Na segunda-feira, o Governo solicitou a disponibilização de 160 milhões de dólares de fundos de contingência para fazer frente aos gastos derivados do sismo. Os recursos serão entregues à polícia, exército, força aérea e aos ministérios da Saúde Pública e Inclusão Económica e Social, bem como à secretaria de Gestão de Risco, entre outras entidades.


O Ministério da Inclusão Económica e Social já transportou 195 toneladas de doações para as zonas mais afectadas pelo sismo: entre domingo e segunda-feira deslocaram-se aos centros de recolha em Pedernales e Portoviejo 65 camiões e 37 autocarros com alimentos e roupa, num total de 195 toneladas de doações. Medicamentos, colchões e 26.333 litros de água também fazem parte das doações "de milhares de pessoas".

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela