As séries em ambiente hospitalar não passaram de moda e há novidades para ver no streaming - entre corredores de hospitais, romances e muita tensão.
Quando se fala em consultas médicas, é comum ouvirmos (ou proferirmos) palavras de frustação, medo ou nervosismo. No entanto, séries como Dr. House (2004), Anatomia de Grey (2005) e The Good Doctor (2017), todas passadas em ambientes clínicos, comprovam que o retrato do ambiente hospitalar no ecrã gera curiosidade e até se pode revelar numa receita para o sucesso.
Uma das séries médicas mais recentes chama-se Pulsação e chegou à Netflix a 3 de abril, tendo já ultrapassado a série Adolescência no top diário português, de acordo com o site FlixPatrol.
Criada e produzida por Zoe Robyn e Carlton Cuse, a nova aposta da Netflix, com 10 episódios, acompanha o dia a dia de uma equipa médica no Hospital Maguire, em Miami. Com um furacão a aproximar-se do local, a situação complica-se e a interna Danny Simms (Willa Fitzgerald) é inesperadamente promovida a chefe. Em comunicado, Carlton Cuse, criador da série, lembra: "Vivemos num mundo em que a principal comunidade das pessoas é o seu trabalho-"
O criador de Pulsação acrescentou: "O que aprendemos ao fazer a nossa pesquisa - e ao passar muito tempo a falar com uma série de médicos diferentes - é que a medicina é a mesma coisa, só que ainda mais intensa. Para as pessoas que vivem e trabalham no mundo da medicina, o trabalho consome tudo".
Nos últimos meses, as séries sobre medicina têm marcado novamente o mundo do streaming, com novidades a chegar às plataformas. A par de Pulsação, juntámos mais três para ver (ou rever) este fim de semana.
Max
Na Pensilvânia (EUA), uma equipa de médicos trabalha num serviço de urgências caótico, liderado pelo médico Robby (Noah Wyle): é assim a permissa da série criada por R. Scott Gemmill. O drama médico está disponível na Max desde janeiro e "oferece uma visão realista dos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nos EUA", de acordo com a plataforma. A segunda temporada está confirmada, ainda sem data prevista de lançamento.
Prime Video
Um drama médico também pode ser um thriller criminal? Para descobrir a resposta, basta assistir aos 8 episódios da série brasileira Sutura, que estreou na Prime Video em novembro de 2024. As personagens principais, interpretadas pelos atores Cláudia Abreu e Humberto Morais, formam uma dupla de médicos que se envolve no mundo do crime.
Netflix
Os atores Manu Rios, Blanca Suárez, Najwa Nimri e Borja Luna são protagonistas deste drama médico, criado por Carlos Montero Castiñeira (co-autor de Elite). A série replica o ambiente de um hospital público espanhol, enquanto aborda questões éticas da profissão, e aprofunda simultameamente os relacionamentos pessoais das personagens. Estreou em agosto de 2024 na Netflix.