Sábado – Pense por si

Morreu o actor Fernando Taborda

O actor que se destacou pelo desempenho em A vida do grande D. Quixote de La Mancha e do gordo Sancho Pança tinha 79 anos

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
02 de março de 2017 às 08:34

O actor Fernando Taborda, de 79 anos, morreu na terça-feira à noite no Hospital dos Covões - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, disse à agência Lusa a presidente da cooperativa Teatro de Bonifrates, Cristina Janicas.

O velório do actor decorre na igreja de S. José, em Coimbra, onde na quinta-feira, pelas 9h00, se realiza uma evocação da sua carreira, seguindo o funeral para o crematório de Taveiro, na mesma cidade.

O actor destacou-se pelo seu desempenho emA vida do grande D. Quixote de La Mancha e do gordo Sancho Pança, de Antonio José da Silva, em 1991, pela Companhia Bonifrates, onde trabalhava desde 1998.

O actor estreou-se como actor e encenador em 1960 na peça A Sapateira Prodigiosa, de Federico García Lorca. No ano seguinte, voltou a dirigir e a participar em O Apolo de Bellac, de Jean Giraudoux.

Entre 1978 e 1986 Fernando Taborda fez parte da direcção do Ateneu de Coimbra, onde participou nas peças A Farsa de Mestre Patellin, de autor desconhecido ou em O Doido e a Morte do escritor neo-realista Raul Brandão.

Foi em 1986 que se estreou na Companhia Bonifrates, na peça Esopaida, de António José da Silva, encenada por José Oliveira Barata. Ao todo participou em mais de 30 produções desta companhia. A última vez qye subiu ao palco foi em 2012 na peça Os últimos dias de Emanuel Kant, de António Sastre.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)