Sábado – Pense por si

Morreu o arquitecto do Rock n' Roll

Chuck Berry morreu em casa aos 90 anos. Pioneiro do rock nroll na década de 50, para este ano tinha anunciado um disco de originais

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Filipe Garcia 19 de março de 2017 às 03:53
Chuck Berry
Chuck Berry

Com cadastro por assalto à mão armada, uma filha de cinco anos e um emprego numa fábrica, a música era mais que um passatempo. Normalmente em trio, pelos bares de St Louis, Chuck Berry passeava de guitarra com a escola do blues, num circuito onde o country tinha tantos ou mais fãs. E mesmo com o público separado por cor, na variedade do reportório estava o segredo da sobrevivência. Para o sucesso, só em 55 o encontrou. Pela mão de Muddy Waters, entrou nos estúdios da Chess Records e à segunda música convenceu Leonard Chess. Não tocou blues ou country, tocou Ida Red, um rascunho do seu primeiro grande sucesso, Maybellene.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)