Sábado – Pense por si

Mísia homenageia "os seus poetas" num concerto no CCB

A fadista comemora 25 anos de carreira , vai ao CCB na sexta-feira, 19 de Maio, e terá a participação especial de Adriana Calcanhotto

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Rodrigo Affreixo 19 de maio de 2017 às 17:00

Amália, precursora como sempre, terá sido a primeira a levar o fado para outros territórios, com abordagens orquestrais, por exemplo. No início dos anos 70 era Carlos do Carmo que cultivava o "fado-canção", com influências dachanson française. E, no início dos anos 80, começaram experiências mais radicais, próximas do jazz (Rão Kyao) ou do pop-rock (António Variações, Anamar, Anabela Duarte). Foi neste contexto que, em 1991, surgiu o primeiro álbum, homónimo, de Mísia, estávamos ainda muito longe da frenética actividade deste género hoje em dia. "A grande energia que o fado vive tem aspectos muito positivos. Excelentes vozes, músicos e fadistas com caminhos muito interessantes, como é o caso do Ricardo Ribeiro, para dar só um exemplo", refere aoGPS, mas adverte: "Como em todas as 'modas' existe o perigo da banalização e do esvaziamento, e isso não será certamente um crescimento."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)