Sábado – Pense por si

A América que vamos ouvir nas próximas semanas

É uma América que olha para o passado a pensar no futuro. "Há muitos músicos e guitarristas a quebrarem barreiras nos EUA", diz-nos Ryley Walker, que actua esta noite em Lisboa.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
A América que vamos ouvir nas próximas semanas
Gonçalo Correia 12 de abril de 2017 às 17:33

Há coincidências reveladoras e a quantidade de vezes que Steve Gunn e Ryley Walker usam as expressões "improviso" e "música exploratória" nas conversas com oGPS/SÁBADO não deixa margem para dúvidas - com estéticas diferentes, os dois integram um universo de músicos que tem vindo a renovar a tradição musical americana. Os dois - assim como o virtuoso guitarrista Daniel Bachman e o grupo avant-garde Natural Information Society, que também actuam em Portugal nas próximas semanas - fazem-no inspirando-se em géneros como a folk, blues, rock, country e jazz, sem purismos de género (misturando, portanto, uns e outros) e colocando-se debaixo do grande chapéu de chuva que é a "música cósmica americana", expressão cunhada pelo cantor e músico Gram Parsons, que ajudou a reinventar ocountrynos anos 60 e 70, a solo e em bandas como os The Byrds e The Flying Burrito Brothers.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.