Sábado – Pense por si

Inteligência Artificial ajuda a descobrir peça de autor clássico espanhol

Uma ferramenta de IA transcreveu um documento anónimo. Especialistas descobriram que peça tinha sido escrita por Felix Lope de Vega no século XVII.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Inteligência Artificial ajuda a descobrir peça de autor clássico espanhol
Diogo Barreto 31 de janeiro de 2023 às 22:00
REUTERS/Juan Medina

Um programa de Inteligência Artificial "identificou" uma peça inédita pertencente a um dos principais autores espanhóis clássicos: Felix Lope de Vega.

A Biblioteca Nacional espanhola afirmou esta terça-feira que especialistas confirmaram que aquele documento encontrado - a peçaLa Francesa Laura(A francesa Laura, em tradução livre) - havia sido escrito por Lope de Vega alguns anos antes da morte do escritor barroco, em 1635.

O programa - cuja função é transcrever documentos antigos anónimos - analisou uma cópia de um texto do fim do século XVII e cuja autoria era desconhecida. Depois de transcritas as palavras, coube aos investigadores identificar o seu autor, comparando o vocabulário usado, a construção frásica e o estilo com outros trabalhos conhecidos. A Biblioteca Nacional espanhola explicou que ao analisarem o texto em questão, os investigadores notaram que "se assemelhava [mais] com os trabalhos de Lope" do que dos outros "350 dramaturgos que faziam parte da investigação".

Investigadores de universidades de Vienna, na Áustria, e Valladolid, Espanha, usaram este programa de inteligência artificial para transcrever mais de mil manuscritos e livros na Biblioteca Nacional Espanhola, um trabalho que levaria anos a ser realizado, caso fosse feito por mãos (e olhos) humanos.

Lope de Vega, dramaturgo e poeta nascido em Madrid em 1562, foi o autor de peças comoFuente Ovejuna(Fonte das Ovelhas) e de milhares de sonetos clássicos da literatura espanhola. "A Francesa Lauraé uma peça notável, com a força dramática que nos habituámos a esperar de um Lope de Vega mais velho", refere um comunicado da biblioteca citado pela agência noticiosa Reuters.

A editora Gredo já adquiriu os direitos para publicar a obra em castelhano.

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)