No site eurovisionworld.com, que faz uma média de várias casas de apostas, Portugal encontrava-se desde 06 maio no segundo lugar do pódio. Hoje destronou Itália do primeiro lugar ocupava desde 18 de Fevereiro.
No mesmo site é perguntado aos internautas quem irá vencer o festival: até hoje, 20% escolhiam Portugal, 15% Itália e 08% a Bélgica.
Portugal é representado na final do Festival Eurovisão da Canção, que decorre no sábado em Kiev, na Ucrânia, pelo cantor Salvador Sobral com a cançãoAmar pelos Dois. A cerimónia pode ser acompanhada este sábado em directo na RTP e no Youtube a partir das 20h de Lisboa.
No ranking hoje divulgado pela Google, o segundo país mais pesquisado, dos finalistas do concurso, é a Austrália e o terceiro a Bélgica. O favorito à vitória do festival este ano, Itália, surge em sétimo lugar.
A final do Festival Eurovisão da Canção é disputada no Centro Internacional de Exposições de Kiev, na Ucrânia, por 26 países - Portugal, Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre, Bélgica (apurados na primeira semifinal), Áustria, Roménia, Holanda, Hungria, Dinamarca, Croácia, Noruega, Bielorrússia, Bulgária, Israel (apurados na segunda semifinal), França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido (os denominados 'Cinco Grandes') e a Ucrânia (país anfitrião) - e Salvador Sobral actua na primeira parte da cerimónia.
A melhor classificação portuguesa num Festival da Eurovisão foi obtida por Lúcia Moniz, em 1996, com a músicaO meu coração não tem cor, tendo esta sido também a última vez que Portugal ocupou um lugar no 10.
Este ano assinala-se a 62.ª edição do concurso, no qual Portugal participou a primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Há vários anos que Portugal não conquistava a oportunidade de competir na final do concurso. A última, foi em 2010 com "Há dias assim", cantada por Filipa Azevedo.