Do icónico beijo às piadas de abertura: as polémicas que marcaram a noite de Óscares
Ocorreu na madrugada desta segunda-feira a aguardada premiação para os Óscares. Da recriação de um beijo de 2003 às piadas em torno das vestimentas, saiba quais as polémicas que dominaram a edição deste ano.
Depois do famosoestalo do ator Will Smith- em 2022 -, os Óscares voltaram a dar que falar. Desta vez, os holofotes ficaram voltados para os atores Halle Berry e Adrien Brody, que decidiram recriar o icónico beijo que deram na cerimónia de 2003, além das piadas dirigidas à atriz Karla Sofía Gascón e ao ator Adam Sandler.
O icónico beijo
Em 2003, Adrien Brody ficou tão empolgado com o Óscar de Melhor Ator, pelo filme O Pianista, que acabou por beijar a atriz Halle Berry, que lhe entregou a estatueta. O beijo não consensual ganhou imediatamente manchetes, mas só viria a ser criticado passados alguns anos. Apesar disso, Halle Berry disse em 2017 ter compreendido a ação, uma vez que ganhar um Óscar pode espoletar emoções. Volvidos 22 anos, foi a vez de a atriz retribuir o beijo.
AP Photo/Kevork Djansezia
Tudo aconteceu na madrugada desta segunda-feria, na passadeira vermelha, quando a atriz descobriu que Brody estava novamente nomeado para a categoria de Melhor Ator.
"Aquela foi uma noite incrível para ele e para mim também. Tive que retribuir. Vi-o em festas, na Arábia Saudita e em muitos sítios, mas esta é a primeira vez desde aquela noite que o vejo algures numa passadeira vermelha. Ele está nomeado este ano. E achei que ele merecia aquilo ", disse Halle Berry à revista Variety.
Antes do famoso beijo, Halle Berry pediu desculpas à namorada do artista, Georgina Chapman. "Desculpa, Georgina, mas eu preciso de fazer isto."
Adrien Brody, de 51 anos, não só foi nomeado como ganhou mesmo o prémio de Melhor Ator, nesta que foi a 97.ª edição dos Óscares. O prémio de Melhor Atriz foi para Mikey Madison (Anora).
Tweets de Karla Sofía Gascón viraram piada na abertura
A atriz Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, foi alvo de piadas na abertura dos Óscares 2025, apresentado pelo humorista Conan O’Brien.
"A protagonista de Anora usa a palavra F [de fuck] 479 vezes, são mais três do que o recorde estabelecido pelo assessor de imprensa de Karla Sofía Gascón… Karla, se for twittar sobre os Óscares esta noite, lembre-se: o meu nome é Jimmy Kimmel", brincou o apresentador.
REUTERS/Carlos Barria
A piada surge num momento em que a atriz enfrenta várias críticas, isto porque a jornalista Sarah Hagi partilhou através das suas redes sociais prints de publicações antigas da espanhola, nas quais a atriz criticava a cultura muçulmana, o caso de George Floyd e os próprios Óscares.
"Cada vez mais os Óscares parecem uma cerimónia de filmes independentes e de protesto. Não sabia que estava a assistir a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M", escreveu na altura. "Além disso, é uma gala feia".
Contudo, numa entrevista à CNN, Karla Sofía Gascón acabava por oferecer "as mais sinceras desculpas a todas as pessoas que possam ter-se sentido ofendidas".
"Quero abordar o assunto das minhas antigas e danosas publicações nas redes sociais", disse. "Como integrante de uma comunidade marginalizada, conheço esse sofrimento bem demais e arrependo-me profundamente de ter causado dor. Durante toda a minha vida lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre prevalecerá contra a escuridão."
Após várias especulações, a atriz acabou por marcar presença na cerimónia. Foi vista quando Conan O’Brien mencionou o seu nome, contudo, não passou pela passadeira vermelha.
Adam Sandler e a sua roupa informal
O conhecido ator de filmes de comédia, Adam Sandler, também entrou no discurso de abertura de Conan O'Brien. O ator decidiu levar o seu estilo informal a sério e apareceu na cerimónia de sweat e calções azuis desportivos, num momento combinado com a produção.
REUTERS/Carlos Barria
Ao ser notado pelo anfitrião, que perguntou sobre o que motivou esta escolha de roupa, Adam Sandler respondeu: "Ninguém pensou no que eu estava a vestir até teres mencionado isso."
Mas Conan O'Brien não se deixou ficar com a resposta do ator: "Parece que estás vestidos como uma pessoa que joga poker online às duas da manhã". Ao que Adam respondeu: "Gosto da minha aparência porque sou uma boa pessoa. Não me importo com o que visto ou o que não visto. Os meus calções de ginástica estilosos e a minha sweat fofa ofenderam-te tanto que tens de gozar comigo à frente dos meus colegas?"
Não se sabe se este momento foi uma referência ao facto do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ter sido chamado à atenção por não ter usado fato na sua reunião com Donald Trump e JD Vance na Sala Oval, na semana passada, e que acabou por ser uma reprimenda dos representantes amerianos a Zelensky.